Texto Fácil

Introdução

Os textos para a web precisam ser claros, concisos e úteis, de acordo com a equipe do Google em uma apresentação de 2017 chamada How Words Can Make Your Product Stand Out (“Como as palavras podem fazer seu produto se destacar”). Devem ser bem escritos e bem cuidados, com as palavras certas. Porque, tão importante quanto a mensagem transmitida, vale pensar além do que se lê e que você — ou seu negócio online — precisa transmitir: profissionalismo no mercado, conhecimento de seu público e competência para resolver suas necessidades.

Como se trata de um ambiente virtual, um bom texto é fundamental. Afinal, é o que reforça sua marca e cria conexões, sendo tão importante quanto o visual, o layout, os gráficos e vídeos em seu site. Ou seja, seu posicionamento nesta era digital depende das palavras.

Mas, você tem aqui um ebook cujo objetivo é ser a resposta que procurava sobre como escrever textos fáceis para a web. Texto Fácil foi escrito para resolver questões e detalhes de escrita e criação de textos e conteúdos digitais. É um ebook para todos que precisam escrever e não sabem como organizar as ideias, por onde começar, qual processo seguir, o que abordar e como desenvolver um texto para a internet.

Cada capítulo foi planejado e escrito de uma maneira descomplicada e simples, alinhada com as abordagens mais empolgantes e atuais de escrita e criação de conteúdos para ambientes digitais. Porque vivemos num momento em que a tecnologia se envolveu em nossas rotinas de forma bastante profunda. Usar serviços e produtos digitais é algo cada vez mais comum, mas a forma como se escreve para sites, e-commerces, landing pages ou qualquer outra mídia online mudou bastante. É nessa mudança que entra este ebook, a partir de um processo para a criação de textos.

Um processo de escrita

Escrever, mesmo que para a web, requer um processo. É tudo o que você precisa para saber o que deve ser feito, escrito e qual o objetivo do seu texto. Um processo, por mais simples que seja, ajuda demais na tarefa de redação e torna o início da escrita bem mais fácil. É um plano que vai guiar você do ponto inicial de sua ideia até o texto finalizado  — e com tudo aquilo que precisa ser escrito e comunicado.

Assim, este ebook é organizado dentro de um processo de criação de texto que uso. É dividido em 3 partes, sendo algo que não requer nenhum aplicativo específico para escrita. Basta só um papel ou mesmo a tela do computador para seguí-lo. Eu o uso sempre que escrevo, da seguinte forma:

  • Preparação – do que se vai escrever
  • Criação – das ideias e pensamentos em palavras
  • Edição – do texto em si

Considero essas 3 partes como as tarefas fundamentais que todos têm quando se dedicam a escrever. Portanto, aqui no Texto Fácil, os capítulos estão divididos assim. Mas, vale ressaltar que este ebook não é organizado como uma “receita” para escrever. O que se tem aqui, em cada capítulo, são alguns elementos essenciais para que você cumpra bem cada parte do processo e escreva bem. São tópicos cuidadosamente selecionados para elevar a qualidade do seu texto — porque escrever você já sabe.

Isto posto, a seguir está o plano para esse processo de escrita. Você pode fazer o download aqui no site do House of X. Imprima-o ou então use em um tablet, caso tenha uma caneta para esse fim.

Clique para fazer o download do Plano de Escrita

plano de escrita - house of x
Fig. 0.1: O Plano de Escrita, para você usar em seus projetos de escrita e criação de textos para conteúdos digitais.

O conteúdo e o plano de escrita abordados aqui neste ebook são direcionados muito mais para a web, conforme você notará nas estratégias abordadas e nos exemplos mostrados. No entanto, sem dúvida alguma, várias de suas passagens e sugestões servem para qualquer tipo de texto que você venha a criar. Se você preferir, pode apenas “rabiscar” esse plano num papel, dividindo a folha nessas 3 partes e fazendo suas anotações. E você ainda passa um tempo sem olhar para a tela…

Na parte 1, Preparação, eu abordo de forma geral e mais resumida aspectos relativos à gramática e organização de texto que você pode aplicar ou deve evitar — embora este não seja um ebook sobre redação em português. Além disso, você também saberá como encontrar seu público/leitor ideal. São tópicos necessários e que, se você lembrar de usá-los em seu texto, já estará começando no caminho certo.

Na parte 2, Criação, trato de temas bastante atuais e relevantes na escrita para a web e ambientes digitais atualmente. Você vai aprender a dar voz e tom a seus textos; a escrever de forma conversacional num conteúdo digital; a criar descrições que focam em benefícios para seu leitor/cliente/usuário. Também vai entender sobre a escrita voltada para as pessoas, saber como aplicar o “design do texto” nas telas e muito mais. Além disso, nesta 2a edição, escrevi um novo capítulo totalmente voltado à tipografia na web e em produtos digitais. Trata- se de uma nova tendência em design e comunicação, na qual esse tema é abordado com maior intensidade e detalhes relevantes que fazem a diferença num layout digital. Como deve ser: afinal, boa parte das informações que vemos numa tela é composta por textos.

Esta parte oferece informações e observações fundamentais sobre o que vem sendo feito de melhor na escrita para a web atualmente. É uma referência que você poderá usar imediatamente na criação de seus textos.

Por fim, na parte 3, Edição, mostro de que maneiras você pode editar e revisar seu texto por conta própria, com um checklist e várias dicas. É feita sempre em dois níveis distintos, desenvolvimento e revisão, a fim de garantir que os objetivos de seu texto combinem com a forma como as palavras (e frases) são usadas.

Antes de começar o House of X (ex-Ideal textos) e escrever o Texto Fácil, eu passei ao menos os últimos 19 anos trabalhando como designer instrucional, redator/escritor e designer de conteúdo para grandes empresas, como Petrobras, Ambev, Vale, TIM, Senac, SulAmérica, Warner, Oi, Companhia das Letras e várias outras. Desta forma, devo minha experiência e conhecimentos em escrita, comunicação e produção de conteúdo digital a algumas das maiores e mais conhecidas marcas no Brasil.

Por esta razão, estou seguro que qualquer profissional que precisa escrever e produzir textos e conteúdos para ambientes digitais — sejam empreendedores, designers, jornalistas, redatores e muitos outros — terão bastante sucesso se implementarem as dicas valiosas deste ebook ao desenvolverem seus projetos e negócios na web.

Então, leia este ebook agora e comece a escrever textos melhores. Se você seguir as dicas e estratégias apresentadas aqui no Texto Fácil, eu tenho certeza que você levará seus produtos digitais a um nível bem mais elevado, pois os temas tratados aqui ainda estão sendo descobertos e assimilados pelo mercado brasileiro. E você ainda terá um posicionamento de destaque, sendo reconhecido pela excelência na comunicação e relacionamento — sendo estes, dois componentes importantes na web, já que transformam visitantes em clientes, gerando conversão nas plataformas digitais.

Por fim, saiba que as dicas de escrita e criação de textos que você vai ler a seguir têm sua eficácia comprovada por diversas grandes empresas da internet, como Google, Dropbox, Shopify, Uber, Microsoft, Wix e Mailchimp, entre outras. Todas elas produzem resultados e impactos positivos em seus clientes e usuários: por esta razão, cada uma dessas empresas têm algum exemplo citado neste ebook. Assim, tudo o que você precisa, agora, é partir para a leitura, fazer anotações, analisar, observar e, depois, implementar o que aprendeu. Cada capítulo oferecerá novos insights que farão você repensar a escrita para a web, aperfeiçoando sua técnica. Portanto, escreva, crie textos e conteúdos para seus negócios digitais de uma nova e promissora maneira a partir de agora. Escreva para seus leitores/clientes/usuários. Escreva para pessoas, num mundo digital, e aproveite as novas possibilidades que você estará criando.

ALEXANDRE BOBEDA

Copyright © 2019/2020 House of X

COMPRAR TEXTO FÁCIL