Se você quiser saber como criar posts bacanas no Instagram, este é o texto certo! Afinal, ninguém nasce designer, mas tem umas coisas que você pode aprender para criar umas imagens interessantes para seu perfil, seja pessoal ou, principalmente, profissional. Vamos ver, então, como usar a tipografia a seu favor nas seus próximos posts.

Vou tratar aqui apenas das postagens do feed, aquelas que ficam visíveis no seu perfil. Mas antes, vamos falar bem rapidamente sobre conceitos básicos de tipografia.

Isso, porque a função básica de um texto é transmitir uma mensagem com sucesso. Mas, como podemos transmitir uma mensagem se nossa tipografia for disfuncional ou exagerada? Para evitar, é importante escolher cuidadosamente o que escreveremos, bem como a forma em que vamos mostrar isso para o mundo.

 

Noções bem básicas sobre tipografia

As fontes podem dizer muito sobre uma pessoa, uma marca ou uma empresa, pois são elementos que têm personalidades próprias. Portanto, confira abaixo um quadro com uma visão geral dos quatro tipos de fontes mais comuns e tenha mais segurança ao escolher aquela que carregará sua mensagem:

 

tipos de fontes_house of x

 

 

Essas categorias de fontes são encontradas tanto em aplicativos como o Photoshop, quanto em sites para criação, como o Canva. Os adjetivos abaixo de cada categoria descrevem a função desejada para a mensagem, ou seja, o uso recomendado para o efeito que você deseja dar aos textos escritos com cada um desses tipos de fontes.

Em resumo, é assim:

As fontes com serifa (serif) geralmente são mais formais e tradicionais e servem para comunicar delicadeza, beleza, luxo, aconchego, respeito, confiabilidade e tradição. Mas, também podem indicar algo mais antiquado (old-fashioned).

As fontes sem serifa (sans-serif) comunicam uma mensagem direta, sensata, limpa, contemporânea e informal. Funcionam bem no meio digital/online tanto como fontes para o corpo do texto, quanto para títulos.

As fontes script abrangem a maioria das fontes manuscritas e as mensagens que comunicam podem variar da elegância a um tom mais descontraído. Melhor se usadas apenas para palavras ou frases em destaque.

Por fim, as fontes decorativas estão na mesma classe que fontes display e são geralmente usadas para chamar a atenção na mensagem, com um forte apelo visual. Servem apenas para títulos e podem evocar uma gama completa de emoções, de acordo com o tipo de “decoração” usada.

Tão importante quanto conhecer os principais estilos de fontes, é entender que o texto deve ser legível e acessível. O que quero dizer é que o leitor deve estar motivado para ler, sem que tenha que se esforçar demais para entender a mensagem.

Por esta razão, dê aos textos de seus posts no Instagram (e também ao usuário) um espaço para respirar e mantenha-o simples, direto e fácil de entender. Lembrando que tudo o que escrevo aqui NÃO são regras, mas boas práticas e recomendações de alguém que atravessou um bom caminho por aí cuidando de design, tipografia, textos e conteúdos. Algumas das observações deste post também estão, inclusive, no meu livro/ebook, o Texto Fácil.

Então, vamos agora às dicas que te ajudarão a criar posts incríveis!

 

 

1. Evite mais que duas fontes diferentes nos posts

Apenas diferencie no peso (regular, bold etc) e na cor.

 

fontes no instagram_simples_house of x

 

 

2. Aumente o espaçamento entre os caracteres em textos pequenos, para melhorar a leiturabilidade

Ou seja, a facilidade com que se pode compreender e ver mesmo cada letra da mensagem ao longo de uma linha de texto.

 

espaco de texto no instagram_house of x

 

 

3. Em títulos e textos com fontes grandes, diminua o espaçamento para evitar distanciamento nas letras

 

espacamento titulos_instagram_house of x

 

 

4. Use espaços adequados entre as linhas do texto no post. Uma boa prática é uma linha que seja 1.2x maior que a altura da fonte

 

altura texto_insta_house of x

 

 

ad texto facil - blog HOX

 

 

5. Use uma “grade” para refinar a composição do texto no seu post

A maneira como os elementos aparecem em uma imagem deve ser visualmente atraente. Logo, faça uma grade que divida a imagem em 3 colunas e 3 linhas iguais, resultando em 9 blocos. Isto é a Regra dos Terços, usada justamente para verificar e ajustar a composição. Use a simetria para posicionar os elementos importantes, de maneira que o texto ou algum detalhe da imagem (de acordo com sua prioridade) esteja sobre um dos 4 pontos centrais da composição.

 

grid_regra terços_instagram_house of x

 

 

6. Deixe a mensagem viva!

Os textos em seus posts devem não apenas estar na fonte correta, mas também precisam ter ênfase no que você quer comunicar. Um bom exemplo é usar uma 2ª fonte apenas para a palavra (ou expressão, ou frase) que reforça sua mensagem.

 

texto no instagram_house of x

 

 

7. O estilo da fonte deve ser representativo da sua marca

Tipografia e fontes geralmente fazem referência à sua marca, sendo que o tamanho e o peso da fonte devem corresponder ao posicionamento dela. Logo, se sua marca é delicada, a fonte também deve ser. Pense na fonte como uma pessoa com personalidade: se alguém ler uma mensagem escrita em uma determinada fonte que não inclua o nome da sua marca, ela ainda seria capaz de reconhecê-la? A image abaixo é um post da The School Of Life Brasil. Se você der uma olhada no perfil da marca, verá que a imensa maioria deles tem o mesmo tipo de fonte e mantem a consistência.

 

TSOL

 

 

8. Deixe o texto legível

As palavras devem ser legíveis, mas sem exageros. Se precisar usar muito texto num post, prefira uma fonte sem serifa. Os títulos devem ser grandes o suficiente para que possam ser lidos rapidamente (na verdade, preferencialmente, todo o texto deveria ser assim…). Teste o resultado visualmente no computador e também no celular. (Post da revista Exame)

 

exame

 

 

9. Mantenha o equilíbrio

O texto e a imagem do post devem parecer uma família. Para isso, tente identificar a personalidade da imagem e combine-a com uma fonte que tenha uma personalidade semelhante. É um exercício, isso. Mas, analise o que a imagem significa para você: o que você quer transmitir com a imagem? O que a imagem comunica se não tiver texto? A imagem remete a um estilo, sensação, lugar? Então, pense em fontes que casem com tudo isso! Às vezes, os opostos ficam ótimos juntos. Apenas certifique-se de que esteja equilibrado. O que é mais importante: o texto ou a imagem? Falo de tipografia aqui, mas lembre-se que o Instagram é uma rede altamente visual — até mesmo para os textos. (Posta da marca Reserva)

 

reserva

 

 

10. Escolha a cor da fonte com consciência

A cor do texto deve deixá-lo legível e fácil de focar. Se a imagem de fundo estiver escura, use texto de cor clara. Se o fundo for claro, use texto de cor escura. Simples. Um bom truque é extrair uma das cores da imagem e aplicá-la ao seu texto. (Posta da revista Superinteressante)

 

superinteressante

 

 

 

11. Escolha um tamanho adequado para a fonte do post

Um texto bem adicionado num post pode complementar a imagem. Do contrário, pode cobri-la completamente. Significa que o texto deve caber nos espaços vazios da imagem, sendo dimensionado adequadamente. (Post da cantora Giulia Be)

 

giulia be

 

 

 

Muita informação, mas com a prática, você pega o jeito rapidamente. Agora, é com você!